terça-feira, junho 12, 2012

Ora dá cá um, ora continua a dar muitos outros...

A burocracia da máquina do estado é abismal. Muito provavelmente, isto não é novidade para ninguém, mas é para mim. Com tantos pontos de controlo, pelo menos na minha actividade, não faço a mínima ideia como é que há pessoas que conseguem usurpar dinheiro ao estado.

Após a FCT ter autorizado, em Setembro, um projecto de investigação, foi necessário esperar até Janeiro para que a verba fosse transferida para a instituição acolhedora do projecto. Depois, foi preciso mais 5 meses para que pudesse ser aberto um concurso público para a contratação de um bolseiro, concurso esse que só foi finalizado com a escolha do bolseiro e tratamento final da papelada este mês! Agora, eu, bolseiro, vou ter de pedir que me paguem, todos os meses, o subsidio a que tenho direito. Isto porque se eu não pedir que me paguem, não há dinheirinho para ninguém! Claro que como qualquer requerimento, depois de eu pedir o meu subsidio, é necessário que o processo ande, com a calma necessária, para que seja verificado se de facto tenho ou não algo a receber!

Como se não bastasse, terei de ir à SS para poder pagar o SSV. Ora, só para isto, tenho de reunir quase tanta papelada, como a que entreguei no concurso da bolsa. Entre os papeis, está uma declaração desta instituição (pública, diga-se de passagem) a dizer que trabalho cá.

Ora, não era tudo mais fácil se os serviços estivem centralizados? Uma página WEB com acesso a toda a informação e onde se poderia fazer tudo. Não acredito que fosse assim tão difícil. E de qualquer das formas, já que o google reúne as minhas informações todas no mesmo sítio, que o governo o faça também... entre não ter privacidade, e não ter privacidade mas ter a vida descomplicada, então que se descomplique!

A sorte é que por acaso até acho as pessoas envolvidas nesta burocracia, simpáticas... Sempre se vai rindo um pouco...

Sem comentários:

Enviar um comentário