terça-feira, abril 24, 2012

Eu fico, pode ser?

Numa conversa recente, fiquei a saber que uma familiar minha tinha cedido à pressão sócio-económica do nosso país e tinha emigrado. Destino: Inglaterra! Tal como esta pessoa, consigo lembrar-me de pelo menos mais 3 pessoas que recentemente me tentaram convencer a seguir o mesmo rumo que elas e a emigrar (para destinos diferentes).

Hoje mesmo, uma amiga de infância chamou agarrados a quem pretende ficar no país. Apesar de não acreditar que o termo agarrado tenha sido utilizado com o intuito calunioso, a verdade é que este é um termo pejorativo.

Eu percebo perfeitamente que haja pessoas que têm vontade de ir para fora, de não se manterem agarradas a este rectângulo pequenino. Percebo também que haja pessoas que tiveram mesmo de sair, para lutar por mais e melhores condições e, diga-se de passagem, que me parece que as pessoas em causa estão bastante bem. Ainda assim, não percebo a insistência por parte dessas pessoas. Juro que nestas conversas senti que a outra pessoa parecia ficar ofendida quando eu categoricamente afirmava que não desejo sair do país. Não significa que não o faça, significa apenas que não sinto necessidade disso e que tenho muito cá, que não quero deixar para trás. É assim tão difícil perceber isso?

2 comentários:

  1. Também depende do modo como te colocaram essa afirmação. Gosto do meu país e gosto de acreditar que consigo criar a minha vida aqui mas se a situação se arrastar e não avançar, terei de partir para outras paragens. Fá-lo-ei preparado, mas convicto.
    Colocarem-nos pressão em cima para sair não é bom. É uma decisão que cabe ao critério de cada um. Todas essas pessoas que falaram contigo conseguiram algo? Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas pessoas foram já com emprego lá, ou com grandes expectativas disso. A uma amiga até pagavam as viagens e estadias para ela ir as entrevistas (é enfermeira). Está lá há 2 anos e meio. Outras pessoas penso que suportaram elas estes custos, mas tinham já mesmo as coisas todas prontas. Do que sei, ninguém se atirou de cabeça...

      Eliminar