sexta-feira, novembro 18, 2011

Músicas sem sentido - Página em Branco de Jorge Palma

Há músicas que tocam no rádio e as quais até me podem ficar no ouvido, mas quando se ve a letra, percebe-se que aquilo não passa da uma coisa sem pés nem cabeça.

Um bom exemplo é a música Página em Branco de Jorge Palma, que anda agora a tocar nas rádios. Nesta música, o compositor fala do seu drama em escrever, porque por mais que tente, nada lhe vem à cabeça, um drama que na minha opinião já foi contado e recontado mais vezes que as necessárias. Ainda assim, reparem em certos excertos da música...

Tenho uma página em branco e uma guitarra na mão
ando nisto há quatro dias e não me sai a canção
os cinzeiros já não chegam tenho que os despejar
pensei que um copo de vinho pudesse vir a ajudar


Sempre detestei rimas forçadas, e aquela história de despejar os cinzeiros apenas está ali para rimar com o ajudar do copo de vinho. Despejar ou não os cinzeiros, nada tem a ver com o tema da música... que o homem os tenha enchido, até percebo, mas escusava de nos dar a sua lista de "a fazeres"... apenas o faz para rimar. O mesmo, na rima em baixo, em relação ao crocodilo:

mas só fico atordoado sinto o vapor a subir
imagino um crocodilo estupidamente a sorrir


... um crocodilo estupidamente a sorrir?... Sem comentários!

(...)
neste grande espaço em branco só te quero dizer
nannanan
gosto de ti


Nannanan, gosto de ti?!?! A sério?!?! Mas ele está a falar com um bebé? A passagem do drama da escrita para a declaração romântica é tão drástica que isto só pode mesmo ser o resultado de um grande vazio intelectual. Se o autor deste tema se decide falar do seu drama na escrita, porque raio há-de passar isso para o plano sentimental... Ok ok, ele pode falar do drama de escrever letras românticas, mas então que enriqueça um pouco melhor o texto, porque isto é caótico!

tenho uma página em branco e sinto a barba a crescer
há tanta coisa a tratar há tanta coisa a aprender


Um ponto favorável... A barba a crescer dando a ideia de tempo a passar e ainda nada escrito naquela fatídica página em branco, mas logo depois o que é que há a aprender? Sim, eu sei que nunca alguém saberá tudo, mas neste caso em concreto o que é que há a aprender? A resposta é simples, aquele aprender foi ali colocado para rimar com o crescer, portanto este músico terá de aprender a escrever letras, não?

Acho que neste caso, tínhamos ficado melhor com a página em branco...



Ps: A música foi copiada integralmente de um site de letras de música. Optei por não lhe colocar a pontuação em falta.

Sem comentários:

Enviar um comentário